ATPS C
A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo.
Os efeitos da desmotivação no trabalho podem gerar graves problemas tanto para as organizações quanto para as pessoas. Do lado das organizações, podem sofrer perdas de seus padrões de qualidade e produtividade. Da parte das pessoas, as consequências negativas estão ligadas à saúde física e mental, ao stress, à baixa produtividade e desempenho no trabalho, sem contar a falta de comprometimento com sua organização.
Sabemos que a motivação humana para o trabalho permanece ainda como um dos grandes desafios dentro da realidade das organizações. Apesar das inúmeras e complexas teorias, a motivação, na prática, continua sendo focada com simplicidade e muito maior atenção, quando se identifica que as pessoas estão desmotivadas em seu trabalho.
É necessário encontrar os motivos aos quais levam os colaboradores a desmotivação, os trabalhadores discutem cada vez mais sobre seus direitos e qualidade de vida. Nesse sentido, as pressões são sempre pela redução do tempo dedicado ao trabalho ou pelo aumento de vantagens já conseguidas, caracterizando-se, cada vez mais, em situações nas quais o ato de trabalhar começa a perder seu sentido, deixa cada vez mais de representar um dos interesses centrais na vida das pessoas.
DESENVOLVIMENTO
Em uma empresa seja ela grande, média, ou pequena é necessário que seus colaboradores estejam todos motivados a trabalhar, pois em uma equipe se um, dois, ou até mais estejam desmotivados isso pode afetar drasticamente o desempenho da equipe.
Para que possamos obter uma melhoria em nossa empresa iremos:
Avaliar regularmente o desempenho dos funcionários. Definir um processo regular de avaliação do trabalho de cada um, e dar um feedback claro e objetivo sobre os pontos fortes e os que precisam ser melhorados. Os bons profissionais verão isto como algo muito positivo. (REUNIÕES).
Estimular os funcionários a realizar tarefas