ATPS A ARTE DA NEGOCIAÇÃO
Neste vídeo, Daniel Godri Junior enfatiza que negociação = razão. Um dos conceitos primordiais é não se envolver emocionalmente, pois, assim não perdemos a razão e o alcance do propósito para que a negociação aconteça.
Em todos os momentos, usamos a negociação, por isso devemos estar preparados para negociar, então como desenvolver as habilidades de negociação?
Segundo a Harvard Business School, três habilidades devem ser aprimoradas para desenvolvermos com eficácia uma negociação:
Separar as pessoas dos problemas: Quando vamos resolver um ponto não devemos atacar as pessoas e sim o problema / propósito. Atacando pessoas não chegaremos a um consenso, e com isto não alcançaremos o resultado esperado.
Concentrar interesses da organização: Ao realizar uma negociação com algum cliente / fornecedor, devemos abster do propósito pessoal, pois, pensar no bem comum faz com que a negociação flua com base nos interesses primordiais da organização.
Tentar negociação ganha a ganha : Ao negociar, não se deve esfolar ninguém, pensando no próprio benefício, pois, a negociação perde e ganha faz com que a outra pessoa deixe de negociar novamente. Por isso, ambos devem ganhar, maximizando os lucros comuns. Nos negócios existe uma zona de acordo aonde cada um deve ceder para que a negociação aconteça.
Referência Bibliográfica: http://www.youtube.com/watch?v=LjLHeCNOcp4 – Acesso em 16/03/2013 18:24hs
Junior, Daniel Godri
ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Etapa nº. 3: As habilidades essenciais dos negociadores
Passo 1
Uma das habilidades apresentadas no texto é ser competitivo com predisposição às mudanças, tendo visão geral de tudo e concentrar – se nos interesses, e no que é oportuno para o negócio.
O negociador tem que ser pró-ativo, com boa comunicação, buscando nas oportunidades uma forma de se chegar a um bom acordo. Para se chegar à negociação ganha – a – ganha, o negociador deve ter