Atps técnicas de negociação
Para que o sucesso em uma negociação seja alcançado é necessário um amplo planejamento, busca de informações, o negociador deve ser racional possuir bons argumentos, porém deve saber ouvir mais que argumentar, mesmo que seja um ótimo orador só conseguirá um bom acordo ouvindo a outra parte, afinal uma negociação é antes de qualquer coisa um ato de diplomacia, onde as partes envolvidas procuram um acordo em que ambas se beneficiem.
É importante avaliar as necessidades das partes envolvidas, mesmo que os interesses sejam opostos, para que cada indivíduo tenha a oportunidade de apresentar sua argumentação.
Outro ponto importante e saber dosar o momento de ser duro ou suave.
Negociar é uma das habilidades mais importantes na vida pessoal e profissional, no texto As 7 habilidades do bom negociador, Raul Condeloro descreve as principais habilidades segundo William Uri para que um profissional se torne um negociador bem sucedido, são elas:
Habilidade de ser filósofo – Mantenha a calma, o autocontrole e tenha uma perspectiva. Não perca de vista o objetivo.
• Habilidade de ser psicólogo – Coloque-se no lugar dos clientes. Ouça mais do que fale e faça isso para entender, não para refutar.
• Habilidade de ser detetive – Tente descobrir o máximo possível de informações da pessoa com quem está negociando.
• Habilidade de ser inventor – Em vez de criticar a proposta do outro ou dizer: "Isso não é o que quero", tente inventar situações.
• Habilidade de ser juiz – Durante a negociação, você precisará ser um juiz, ou seja, decidir o que é ou não é justo no que está sendo conversado.
• Habilidade de ser estrategista – Ser um estrategista inclui imaginar quais são as ações que a outra parte pode tomar.
• Habilidade de ser diplomata – É preciso criar uma ponte para que o seu adversário possa chegar até você.
Algumas habilidades são dons naturais, cada pessoa tem uma área melhor desenvolvida, o bom negociador