Atps técnicas de negociação
Conceituações de Negociação
A negociação consiste na arte de negociar idéias, projetos ou bem materiais. Na maior parte de nosso tempo, estamos envolvidos em negociações. Quando falamos em negociação, estamos falando em entrar num acordo sobre determinado assunto, dentro deste acordo estão envolvidos os emissores e receptores que são responsáveis pela comunicação entre si no processo da negociação.
Segundo alguns autores a negociação é uma atividade difícil e trabalhosa devido ao seu processo. Seu uso é freqüente, pois nos envolve em situações no dia-a-dia principalmente do lado profissional, porém concentra-se no comércio, tráfico, relações comerciais, transação, combinação e ajustes.
O termo negociação pode ser compreendido como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes. É importante desenvolver uma comunicação construtiva entre as partes e também que ambas estejam preparadas para uma negociação efetiva envolvendo estratégias e táticas, sabendo lidas com as limitações tendo conhecimento com o mercado que está negociando, bem como que saibam organizar, planejar e interpretar comportamentos de maneira eficiente.
A negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta, no qual os agentes trocam recursos de valor por outro, visando a satisfação de todos os envolvidos tendo um propósito de atingir um acordo aceitável sobre diferentes idéias e necessidades.
Em uma boa negociação, as partes envolvidas precisam definir alguns aspectos-chave. Principalmente, separar as pessoas envolvidas do problema. Em seguida, concentrar-se nos interesses básicos, examinando os interesses de ambas as partes da negociação. Outro aspecto importantíssimo é a busca de alternativas ou critérios objetivos para a solução do problema.
A negociação envolve três etapas. A