Atps tributario
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Mônica Regina Mantovani RA: 0832767
Silvana......
Desafio - Atividades Práticas Supervisionadas
Planejamento Financeiro e Tributário
Jundiaí
2011
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ –
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Mônica Regina Mantovani RA: 0832767
Silvana.........
Desafio - Atividades Práticas Supervisionadas
Planejamento Financeiro e Tributário
Jundiaí
2011
Etapa 2
Passo 1
Após a leitura da NBC-T 2 – Da escrituração Contábil, podemos citar as seguintes principais obrigatoriedades para a escrituração fiscal na contabilidade.
1. As demonstrações contábeis, de encerramento de exercício devem ser transcritas no “Diário”, completando-se com as assinaturas do Contabilista e do titular ou de representante legal da entidade. Igual procedimento deve ser adotado quanto às demonstrações contábeis, elaboradas por força de disposições legais, contratuais ou escriturarias.
2. O “Diário” e o “Razão” constituem os registros permanentes da entidade.
3. No caso de a entidade adotar para sua escrituração contábil o processo eletrônico, os formulários contínuos, numerados mecânica ou tipograficamente, devem ser destacados e encadernados em forma de livro.
4. A entidade que tiver unidade operacional ou de negócios, quer como a filial, agência, sucursal ou assemelhada, e que optar por sistema de escrituração descentralizado, deve ter registros contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades.
5. A entidade deve manter sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, por meio de processo manual, mecanização ou eletrônico.
Passo 2
A companhia deve ter além dos livros obrigatórios para qualquer comerciante, os seguintes registros das mesmas formalidades legais. I Livro de Registros de Ações Normativas, para inscrições, anotações ou