Atps tecnicas de negociação
O objetivo de um sistema consiste em entradas, que são a força inicial, fornecendo ao sistema as necessidades operacionais; processos que, transformam as entradas em saídas; e saídas que são os resultados das operações do processo ou, alternativamente, a razão da existência do sistema.
A negociação seria o uso da informação, do tempo e do poder, da comunicação, satisfação de necessidades e solução de conflitos.
A negociação é um somatório de todos esses aspectos, conforme o tipo de negociação ou ambiente em que se encontra inserido na prática, e é de grande importância para o bom negociador conhecer os elementos e saber lidar com eles da melhor maneira possível.
A grande vantagem de analisar a negociação como um processo de negociação de entradas (estímulos) e saídas (respostas) é que por meio dessa visão sistêmica é possível identificar todos os prováveis elementos que gerariam uma negociação ganha- ganha.
A negociação ideal pode ser definida como um processo que envolve duas ou mais partes, baseadas na comunicação bilateral iniciada a partir de interesses comuns a fim de satisfazer as necessidades de todos os envolvidos.
Os objetivos que compõe esse sistema são subdivididos em entradas (estímulos) que seriam os impulsos iniciais da negociação, por exemplo: a comunicação entre as partes, o uso da informação e do poder, os interesses em comuns, entre outros. O processo de transformação seria a negociação em si. As saídas seriam o produto final da negociação, o acordo, a solução do conflito e as relações duradouras. A variável está presente em qualquer situação que envolva negociação. Pode ser uma negociação individual, coletiva, política... Nessas circunstancias, mesmo os negociadores mais habilidosos devem considerar a força e os efeitos do poder condicionantes do processo de negociação.
As três principais variáveis básicas são:
Poder;
Tempo e
Informação
Poder , é a força que permite impor uma posição sobre a outra, sem levar em