ATPS Seguridade
Serviço Social - 5º Semestre
Ludmara Scanavini Pereira RA 1299732231
Marcela Maria da Silva Fermino RA 7534597354
Silvia M. dos Santos Bonfim RA 6955449182
ATPS: Política de Seguridade Social
(Previdência, Saúde e Assistência)
Tutora de Ensino Presencial: Isabel Aparecida Buck Olivatto
Limeira, 29 março de 2015
INTRODUÇÃO
.. A Política de Proteção Social no Brasil só vai se consolidar no formato de Seguridade Social a partir da Constituição Federal de 1988, o qual parte da fixação de um conjunto de necessidades que são considerados como básicos em uma sociedade. A Seguridade Social Brasileira compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
A seguridade social é o conjunto de ações e instrumentos por meio do qual se pretende alcançar uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e promover o bem de todos. Essas são diretrizes fixadas na própria Constituição Federal no artigo 3º. Ou seja, o sistema de seguridade social, em seu conjunto, visa a garantir que o cidadão se sinta seguro e protegido ao longo de sua existência, provendo-lhe a assistência e recursos necessários para os momentos de infortúnios. É a segurança social, segurança do indivíduo como parte integrante de uma sociedade.
O longo processo de conquistas sociais no Brasil é resultado de muito esforço dos trabalhadores. ASeguridade Social que existe atualmente é fruto de um processo gradual de formulação de leis que constituíram a política social do governo. A Seguridade Social visa assistir o cidadão em situações de velhice, doença e desemprego. Embora existam problemas a serem resolvidos na prática da seguridade, o Estado se esforça para fazer funcionar adequadamente os serviços de previdência social, assistência social e saúde pública. A Seguridade