Apostila TTL
1. SÉRIES DA FAMILIA TTL:
Os circuitos integrados da família TTL são encontrados em duas series denominadas 74 (para uso comercial) e 54 (para uso militar).
Originalmente, os circuitos integrados foram destinados para uso militar onde tamanho, consumo e potencia e confiabilidade era preponderante.
Porém em 1964, surgiu a versão comercial de custo inferior. Respeitando-se algumas especificações, os dispositivos da série 54 são compatíveis com os da série 74.
A tecnologia TTL se apresenta em duas séries:
74XX – série comercial
54XX – série militar
Características:
Série 74XX Série 54XX
Temperatura: 0 a 70ºC Temperatura: -55 a 125ºC
Alimentação: 4,75 a 5,25V Alimentação: 4,5 a 5,5V
2. CLASSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO:
Até 1964, os dispositivos semicondutores eram encapsulados individualmente. Assim sendo, a montagem de portas lógicas e sistemas digitais era feita através de componentes discretos (resistores, diodos, transistores etc..).
O primeiro passo no desenvolvimento dos circuitos integrados foi a fabricação de uma porta lógica em uma única pastilha de silício e seu encapsulamento num embalagem própria. Verificou-se, então, que muitas portas lógicas poderiam ser fabricadas em uma única pastilha e encapsuladas em um único invólucro.
Assim sendo, em um circuito integrado, são encontrados muitos transistores, diodos e resistores sobre a mesma pastilha de silício, formando portas lógicas ou circuitos lógicos mais complexos, objetivando um menor custo, menor tamanho e maior confiabilidade.
O processo de integração pode ser classificado como:
SSI – Small Scale Integration .............(Integração de até 12 portas).
MSI – Médium Scale Integration..........(Integração de 13 até 99 portas)
LSI – Large Scale