R2
Para ter uma boa gestão, o gestor deve estudar bastante aqueles aspectos onde se encontra maior dificuldade. Além disso, o gestor deve aprender um pouco de cada setor, mesmo que para isso ele tenha que pedir a ajuda de outros funcionários. Sabemos que um gestor sem experiência pode trazer resultados negativos a organização, fazendo com que sua proposta real não chegue a atender as necessidades da empresa.
O processo de sobrevivência das empresas no mundo organizacional, se deve aos novos conhecimentos. Nos dias atuais temos excesso de informações, mais nos deparamos com a falta de tempo, gerando um dilema para os executivos, ou tomam decisões rápidas ou tomam decisões apressadas.
Decisões rápidas são baseadas em informações consistentes e atualizadas.
Decisões apressadas são baseadas em fatos e dados.
Temos que aprender a ver e reconhecer rapidamente o que está acontecendo.
Diz a teoria clássica da Tomada de Decisões que você deve:
a) Identificar opções.
b) Avalia-as.
c) Dar notas (prós e contras).
d) Escolher a maior nota. Mas é justamente o contrário que ocorre - em situações extremas, as pessoas entrevistadas dizem nem pensar em opções - elas simplesmente sabem qual é a resposta certa. O que elas fazem é, uma vez decidido o curso de ação, controlar se tudo está correndo como previsto, ou se novas conseqüências, inesperadas, surgem. Neste caso, é preciso tomar uma nova decisão - e o ciclo ocorre novamente.
Quanto maior a pressão, menos se busca a solução certa - busca-se apenas a solução que funciona. Para isso, é fundamental diferenciar risco percebido de risco real. Muitas empresas gastam milhões de reais defendendo-se de riscos completamente fora do seu controle. Numa situação de apuro, controle apenas