ATPS Sandroni etapa 3
1.3 – As causas mais freqüentes apontadas pela literatura para o baixo desempenho escolar são as dificuldades de aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem podem estar associadas a outros fatores que podem dificultar o desempenho em tarefas escolares, tais como: condição socioeconômica, nutrição inadequada, localização da escola, pouca motivação dos professores, problemas motores e emocionais, baixo senso de auto eficácia, entre outros. Há que se considerar ainda que os escolares nessa condição se encontram em posição de risco psicossocial, o que os coloca em desvantagem educacional e social. (Beltrame, pág. 58)
Apesar de os estudos evidenciarem as relações entre as dificuldades motoras e a aprendizagem escolar, poucas pesquisas brasileiras tem se direcionado a este tema. Acredita-se haver a necessidade de estudos mais aprofundados, referentes a incidência e prevalência de dificuldades motoras e da aprendizagem de crianças brasileiras, uma vez que esse fenômeno ainda é desconhecido da população em geral, o que faz com que as crianças que apresentam tais dificuldades não recebam um tratamento adequado. As pesquisas que envolvem as dificuldades de aprendizagem, principalmente no Brasil, onde a maio parte dos estudos se direciona a outros aspectos, tais como: avaliação das dificuldades especificas da aprendizagem e funções neurológicas ligadas á aprendizagem; aspectos psicológicos; comportamentais; socioculturais e socioeconômicos. (Beltrame, pág. 60)
Nota-se que as principais problemas psicossociais são condição socioeconômica, nutrição inadequada, localização da escola, pouca motivação dos professores, problemas motores e emocionais, baixo senso de auto eficácia.
1.4 – Para realizar a pesquisa, foi necessário a coleta dos dados em uma escola da rede publica de ensino do município se São José/SC, Brasil, que atende escolares em todos os seguimentos do ensino fundamental. Aos escolares com idade de 7 e 10 anos. (Beltrame, pág. 60)
A realização deste