atps relações sindicais
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Atividade Prática Supervisionada
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Professor Ead: Bruna Caroline
Tutor a distância: Rosane Zamberlan Bellé
Diógenes Luiz Woiciechoski – 352033
Francielle Gobeti da Silva – 383686
Joseane Fortes – 383925
Gabrielle Prates Monteiro - 383960
PORTO ALEGRE
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Desenvolver RH 4
3. Sindicato 5
4. Convenções e Acordos Coletivos 7
5. Sugestões de Melhorias 8
6. Como tirar proveito das leis trabalhistas e as convenções coletivas em uma visão estratégica 9
7. Considerações Finais 10
Referências 10
1. INTRODUÇÃO
Este estudo tem com principal objetivo, ressaltar as principais mudanças que aconteceram em relação ao movimento do trabalhador. Todo tem seus direitos e deveres, simplesmente têm que haver um acordo entre ambas as partes.
O sindicato é o único veículo pelo qual toda uma classe menos favorecida na sociedade capitalista, a classe trabalhadora, consegue expressar-se politicamente. Os trabalhadores aderem ao sindicato buscando: união; segurança; participação; reconhecimento; e benefícios.
A Evolução do Sindicato no Brasil esta ligada diretamente a transformação da economia. Deu-se origem quando o centro agrário era o café onde houve a substituição do trabalho escravo pelo assalariado. Com esse poder político houve uma mudança na forma de organização, entre elas o surgimento da União Operária que com adventos das indústrias passou a se organizar por ramo de atividade dando assim origem aos sindicatos No século XX foram criadas muitas organizações que defendiam os direitos dos trabalhadores que as compunham, tais como União dos operários Estivadores em 1903, Sociedade União dos Foguistas em 1903 também, embora não tivessem características sindicais demonstravam interesse