Atps - relações sindicais
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS HUMANOS
RELAÇOES SINDICAIS E NEGOCIAÇOES TRABALHISTAS
Piracicaba - SP
2012
RELAÇOES SINDICAIS E NEGOCIAÇOES TRABALHISTAS
Trabalho de ATPS - Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas apresentados como exigência para avaliação da disciplina Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas , em Administração – Recursos Humanos, na Faculdade Anhanguera de Piracicaba.
Prof°. Flavia
FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA
PIRACICABA – 2012
ATPS
Etapa 1 ( Passo 3) - Analise a imagem abaixo e escreva uma síntese sobre a evolução do sindicato no Brasil.
Conforme a imagem com a evolução do sindicato no Brasil foi criando forças sindicais a ponto de representar os interesses dos trabalhadores visando seu bem estar.
O sindicato é o único veiculo pelo qual toda classe menos favorecida na sociedade capitalista e trabalhadora consegue expressar politicamente os seus interesses, como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos trabalhadores que são também responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para melhores condições de trabalho e salários melhores.
No Brasil existem as chamadas centrais sindicais que reúnem sindicatos de diversas categorias.
Os sindicatos começaram a ser melhorado durante a revolução industrial na Inglaterra no final do século XVII e começou no século XIX a onde se surgiu o capitalismo atual e ali se nascia o sindicalismo.
Com as mudanças do mundo globalizado estão transformando o universo do trabalho pode se observar que as bases sociais que sustentam a estrutura da grande maioria dos sindicatos de classe, insistem no fato de que, enquanto expressam os interesses particulares da categoria, resumem sua ação a uma fraca e limitada defesa do salário e do cumprimento das normas estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho.
Não é a toa que alguns sindicatos tendem a desaparecer em meio