ATPS relações sindicais
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Prof.ª Bruna Caroline Disciplina: Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Angela de Fátima Morais RA 4359828485 Cristina Nogarini de Oliveira RA 4315786782 Fabiana Aparecida Campos RA 4720868240 Gabriela Pietrobon RA 4311805544 Viviane Rosolem Pazetti RA 3333547355
Piracicaba – SP
2013
Introdução
Nesta atividade iremos tratar dos direitos do trabalhador, que inicialmente eram tratados como escravos sem nenhum direito e autonomia perante seu senhor. Com a libertação da escravatura, houve a necessidade de se criar pequenas frentes de trabalho, cabendo ao proprietário ceder terras e moradia em troca do trabalho – chamado sistema feudal.
Com a chegada do Capitalismo, vieram às necessidades de contratar pessoas para desenvolver a indústria, podemos dizer em meados de 1964 a Revolução Industrial, nesta fase foram criadas as constituições, ou seja, as leis trabalhistas vigentes para o país todo. Com o desenvolvimento foi necessário abrir novas frentes de trabalho e ramos diversificados de atividades, por isso, cada categoria, formou um sindicato, responsável para fazer valer a lei.
Com o passar do tempo, os sindicatos foram ganhando força e adquirindo mais autonomia com os órgãos públicos, garantindo os direitos dos trabalhadores.
Abaixo iniciaremos o estudo do planejamento de uma empresa, com foco em Recursos Humanos, ou seja, veremos todas as leis trabalhistas necessárias para a contratação de funcionários no ramo comercial, bem como sugestões de