atps Psicologia
O behaviorismo ou teoria comportamental, ou ainda comportamentalismo, é um ramo da psicologia que estuda o comportamento John Brouadus Watson (1878-1958) foi considerado o pai do behaviorismo. Watson era um defensor da importância do meio na construção e desenvolvimento do individuo. O behaviorismo tem as suas raízes nos trabalhos pioneiros de Watson e Pavilov, mas a criação dos princípios e da teoria em si foi responsabilidade do psicólogo americano Burruhs Skinner (1953), que se tornou o representante mais importante da escola comportamental.
Similarmente, a analise experimental do comportamento não é uma área da psicologia mais uma maneira de estudar o objeto da psicologia o termo BEHAVIORISMO tem sido utilizado de diversas maneiras e de tal modo que se pode afirmar que a muitas variedades de significado para ele. Desde o manifesto de Watson, muitas características foram atribuídas ao termo, muitas delas perderam-se no tempo ante criticas irrespondíveis, outras permaneceram. Para horzem e Miles a palavra behaviorismo tem uma família de significados e por isto, além de desnecessário, é um equivoco esperar-se encontrar o seu verdadeiro significado.
A punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta, volta a ocorrer através da apresentação de um estimulo aversivo. É valido enfatizar que reforço negativo, ao contrario do que o nome possa sugerir, não é um estimulo aversivo, reforço negativo é um estimulo que aumenta a frequência do comportamento que consiste em retirar em estimulo aversivo do ambiente. Os termos positivos e negativos não indicam que o reforça mento ou punição seria boa ou ruim, eles referem-se a retirada ou a introdução de estímulos.
O comportamento operante, trata-se a grosso modo, do comportamento aprendido mediante reforça mento, quando algo é agradável fazemos o reforça mento pois suas consequências foram positivas, o comportamento operante ocorre sem qualquer estimulo antecedente , o comportamento