atps psicologia
FREUD E SUAS TEORIAS
SIGISMUND SCHLOMO FREUD nasceu em 06/05/1856 em FREIBERG, TCHCOSLOVÁQUIA, hoje PRIMOR. Filho de Amália e Jacob Freud, seu pai era um bastardo comerciante de lã e têxtil e que em 1859, foi obrigado a deixar sua cidade com toda sua família e se mudar para a cidade de Freiberg por conta do crescimento da indústria de têxtil, naquela época Freud estava com três anos de vida e toda sua família sofreu. Se passado um ano tiveram que se mudar novamente para a cidade Leipzig bairro de judeus aonde ele teve essa criação não tradicional. Aos 17 anos ele ingressou na universidade no curso de medicina por conta de seu pai. Casou-se com Martha Berganays e teve cinco filhos.
Estudou várias doenças do sistema nervoso e teve como uso para melhorar o quadro de seus pacientes o uso da cocaína, ele visava o bem estar do ser humano.
Em 1883, foi nomeado docente-privado ou mestre conferencista em 1885, foi recebido como docente de neuropatologia na universidade de Viena.
Suas teorias destacam-se a importância da sexualidade em um contexto amplo, na busca de prazer e evitação do desprazer.
Por isso em psicanálise Freudiana fala-se em principio do prazer a despedida de regras e convenções do ser humano, inconsciente busca pelo prazer que nos impõe limites e regras, quando e como podemos usá-las.
A sexualidade segundo Freud se dá desde o inicio da vida:
* FASE ORAL - (do zero aos dois anos) o prazer através da boca
*FASE ANAL-(dois ao quatro anos) controle dos esfíncteres
*FASE FÁLICA-(quatro aos sete anos) quando ocorre a descoberta das diferenças pela genitália e a manipulação das áreas-récem descobertas.
*FASE LATÊNCIA-(sete aos treze anos) este período é quando se inicia a vida escolar da criança e as questões da sexualidade passam a não ter tanta importância.
* FASE GENITAL-(a partir da puberdade) aqui se dá a definição da identidade sexual, o interesse pela busca do prazer e satisfação em diversos âmbitos.
Freud destaca que a criança te