atps processos gerenciais
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Relatório Parcial
Processos Gerenciais
Brasília - DF
07 de OUTUBRO de 2013
Planejamento Estratégico e O desafio do administrador do futuro
O propósito desse planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas que proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos organizacionais que facilitarão a tomada de decisão do futuro de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. O exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidas para a Organização.
Em um ambiente de incertezas e turbulências, beirando muitas vezes a imprevisibilidade, é de fundamental importância que na alta administração das organizações, esteja incorporada a capacidade de antecipação dos fatos futuros. É preciso que se considere a estruturação das incertezas em um “Plano Estratégico”.
O professor Roberto Shinyashiki diz que, “a visão é a arte de ver o futuro”.
O perfil aqui proposto baseia-se em um conjunto de comportamentos empreendedores e no resgate de valores humanos fundamentais, como a solidariedade, a disciplina, a gentileza e a ética, o texto enriquece-se com exemplos de profissionais e empreendedores brasileiros que encontra soluções humanizadas, criativas e inovadoras perante desafios e oportunidades do universo dos negócios.
O professor Paulo Barreto diz que, no cenário de grandes mudanças econômicas, como as que recentemente vêm se desenrolando no mundo inteiro não é difícil admitir-se a necessidade de mudança do perfil do administrador. Avançar lado a lado com a competitividade global requer no mínimo uma reflexão sobre o assunto. Destaca-se como função primordial do administrador moderno, exercer um modelo