Atps Paradigmas
PARADIGMAS DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
1) Defina o que é uma Linguagem de programação sob conotação Sintática e também Semântica.
Uma LP vista pela sintaxe, é um conjunto de regras onde define a forma de uma linguagem, estabelecendo como são compostas as suas estruturas básicas (palavras).
A sintaxe de uma LP é constituída por regras sintáticas.
As regras lexias descrevem as combinações válidas de caracteres que formam os tokens da LP, que são as palavras reservadas, identificadores, operadoras.
As regras sintáticas descrevem como os tokens podem ser combinados para formar instruções validas.
A semântica descreve o significado de construções sintáticas validas. Geralmente uma LP é descrita informalmente, utilizando-se linguagem natural (Inglês, Português).
Semânticas formais são usadas principalmente para provar propriedades de LPs, construções semânticas e algoritmos. Existem também as semânticas, Operacionais, Denotacional e Axiomática.
Semântica Operacional: tem como objetivo descrever como uma computação é processada. Geralmente faz o uso de uma maquina abstrata e de regras que descrevem as mudanças de estado associadas a cada comando.
Semântica Denotacional: descreve um programa através de objetos matemáticos como conjuntos, funções, valores e as relações entre estes.
Semântica Axiomática: baseada em métodos de dedução lógica, descreve uma linguagem através de axiomas usualmente é utilizada para provar propriedades de algoritmos.
2) Descreva o que influi e quais fatores que melhoram os seguintes critérios de avaliação de linguagem de programação: Legibilidade, Capacidade de Escrita e Confiabilidade.
Legibilidade: se a linguagem tiver uma boa legibilidade, fica de fácil entendimento o código, e assim o tornando de fácil manutenção, o desenvolvimento e a depuração dos programas ficam mais fáceis.
Temos alguns fatores importantes que melhora a legibilidade de uma