ATPS paradigmas da programação
Passo 2 (Aluno)
A primeira tarefa que a PwC solicitou às equipes participantes do processo de seleção, foi que respondessem as questões apresentadas a seguir.
1. Defina o que é uma linguagem de programação sob a conotação sintática e também semântica:
Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.
2. Descreva o que influi e quais fatores que melhoram os seguintes critérios de avaliação de linguagens de programação: legibilidade, capacidade de escrita e confiabilidade:
Legibilidade
Simplicidade Global é uma das principais características da legibilidade, ela afeta diretamente a facilidade de leitura. As linguagens com um maior número de componentes básicos são mais difíceis de serem aprendidas do que uma com poucos componentes.
Alguns fatores que melhoram a legibilidade: Desenvolvimento e depuração de programas, manutenção de programas, Expressividade, desempenho de equipes de programação, fatores que melhoram a legibilidade, abstração de dados, comandos de controle, modularização de programas, documentação, Estruturas de controle, sintaxe e semântica.
.
Confiabilidade
A confiabilidade é a medida em que um programa se comporta de acordo com suas especificações sob todas as condições e não deve ser confundida com o conceito de segurança.
Abaixo temos alguns fatores que melhoram a confiabilidade:
Verificação de tipos, legibilidade e capacidade de escrita, manipulação de exceções, verificação de tipos e Apelido.
E o último critério mais importante para se avaliar uma linguagem é a:
Capacidade de