ATPS Paradigmas de Linguagem de Programação
Conotação Sintática
Define a forma da escrita, afeta na legibilidade dos programas, ela define a forma de linguagem do programa com a forma identificadora, é o que define a forma de uma linguagem, formado por um conjunto de regras e estabelece como são suas estruturas básicas (as palavras).
Regras léxicas e regras sintáticas formam uma linguagem de programação. Regras léxicas servem para descrever as combinações válidas de caracteres que formam tokens da linguagem de programação, os tokens são palavras reservadas, identificadores, operadores, etc.
As regras sintáticas vão descrever como os tokens podem ser combinados para assim formarem as instruções válidas
Conotação Semântica
A semântica da o significado da escrita, interpreta o código escrito, tem função de descrever o significado de construções sintáticas válidas, não existe uma notação padrão e equivalente a BNF para a descrição da semântica de linguagem de programação, formalismos diferentes foram desenvolvidos para atender a objetivos diferentes.
Geralmente uma linguagem de programação é descrita informalmente, utilizando-se a linguagem natural como o inglês, português, etc.
Influencia em Critério de Avaliação
Legibilidade
A facilidade em que os programas podem ser lidos e entendidos, a quantidade de conjuntos da linguagem e a capacidade múltipla de um mesmo código, podendo ser usados códigos simples para diferentes tipos de resultados, usando-se códigos de forma errada pode se ter resultados diferentes do que se espera.
Capacidade de Escrita
Cada tipo de linguagem tem uma aplicação mais especifica para o problema que se quer resolver, algumas linguagens não são boas para se usar em um projeto mesmo ela sendo uma linguagem fácil de ser escrita.
Confiabilidade
Um programa confiável deve se portar da forma que foi defino em suas condições, a conferencia de erros durante a criação do código, pois um programa que checa a cada linha escrita se possui erro economiza