atps neuroanatomia
O encéfalo, e sua miríade de vias conectivas constituem o sistema nervoso, o sistema nervoso juntamente com o sistema endócrino regula as funções dos outros sistemas do corpo.
A função do sistema nervoso central pode ser classificada em três níveis principais. São eles o nível de medula espinhal, o nível cerebral inferior e o nível cerebral superior ou cortical. O nível de medula espinhal está relacionado apenas com a transmissão de impulsos do centro para a periferia e desta para o centro, mas também com a realização de reflexos motores em resposta a um determinado estímulo.
O nível cerebral inferior está relacionado com a grande maioria das atividades subconscientes.
O nível cerebral superior armazena a grande maioria da nossa memória e é o responsável pelos complexos processos mentais que envolvem o pensamento. Costuma-se dizer que é o córtex que abre o mundo para a nossa mente. É importante ressaltar que o córtex não funciona por si, dependendo, por exemplo, do estímulo da formação reticular para a manutenção do estado de vigília.
Quantos as sinapses elas podem ser classificadas em químicas e elétricas. Quase todas as sinapses utilizadas pelo sistema nervoso central no ser humano são sinapses químicas. Nas sinapses químicas o neurônio secreta uma substância conhecida neurotransmissor, o qual age sobre proteínas receptoras na membrana do próximo neurônio para excitar o neurônio, inibi-lo ou modificar sua sensibilidade de algum outro modo. Entre os neurotransmissores mais conhecidos temos a acetilcolina, noradrenalina, serotonina, histamina, ácido gama-aminobutírico (GABA) e glutamato.
As sinapses elétricas são