Atps 1 NEUROANATOMIA
No sistema nervoso, o Sistema Nervoso Periférico é a parte localizada fora do sistema nervoso central.
Ele é constituído por nervos, gânglios nervosos e órgãos terminais, que tem como função fazer as interligações do sistema nervoso central ao corpo. O que nos permite reagir diante diversas situações de origem interna e externa.
Os nervos são conjuntos de fibras nervosas, que podem ser constituídos por axônios ou dentritos, envoltos de tecido conjuntivo, nutridos por vasos sanguíneos. Eles conduzem impulsos nervosos das várias partes do corpo para o sistema nervoso central e vice-versa.
Dividem-se em três tipos:
Nervos Sensitivos – possuem somente fibras sensitivas, tem a função de transmitir as impressões recebidas do meio ambiente ao sistema nervoso central (encéfalo e medula)
Nervos Motores – possuem somente fibras motoras, tem a função de conduzir os impulsos do sistema nervoso central aos órgãos efetuadores.
Nervos Mistos – desempenha as mesmas funções que dois nervos citados acima, ao mesmo tempo.
Òrgãos receptores - são os órgãos dos sentidos, capazes de captar os impulsos dos diferentes tipos de estímulos do mundo externo.
.Òrgãos efetores - são as glândulas e os músculos tanto lisos como os estriados. São eles: os receptores em quimiorreceptores - recebem estímulos por meio de substancias permitem o sentido do olfato e paladar; os fotorreceptores - estímulos luminosos permitem a visão; os termorreceptores - estímulos térmicos ,permite o tato, e estão localizadas em diferentes parte do corpo; os mecanorreceptores - estímulos mecânicos de pressão ,permite ser auditivos, táteis ou até mesmo a dor.
DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO:
Divide-se em duas classes, são elas:
Pares nervosos cranianos – Quando os nervos começam ou acabam no encéfalo. São 12 pares, eles agem sobre os músculos que movimentam a cabeça e a face e trazem sensações dos órgãos e dos sentidos.
Pares nervosos raquidianos – Quando os