ATPS De Neuroanatomia
Embriologia do Sistema Nervoso:
O sistema nervoso se originou a partir de três folhetos embrionários é o ectoderma aquele que esta em contanto com o meio externo e é deste folheto que se origina o sistema nervoso. O primeiro indicio de formação do sistema nervoso só consiste em um espessamento do ectoderma, situado acima da notocorda, formando a chamada placa neural.
Sabe-se que, para a formação desta placa e a subseqüente formação e desenvolvimento do tubo neural, tem importante papel a ação indutora da notocorda e do mesoderma.
A placa neural cresce progressivamente, torna-se mais espessa e adquire um sulco neural que se aprofunda para formar a goteira neural. Os lábios da goteira neural se fu- ndem para formar o tubo neural.
O ectoderma não diferenciado, então, se fecha sobre o tubo neura, isolando-o assim do meio externo. No ponto em que este ectoderma encontra os lábios da goteira neural, desenvolvem-se células que formam de cada lado uma lâmina longitudinal denominada crista neural, situada dorso lateralmente ao tubo neural. O tubo neural dá origem a elementos do sistema nervoso central, enquanto a crista dá origem ao sistema nervoso periférico, além de elementos não pertencentes ao sistema nervoso.
Crista neural:
As cristas neurais logo após sua formação são continuas no sentindo craniocaudal, rapidamente, entretanto elas se dividem, dando origem a diversos fragmentos que vão formar gânglios espinhais, situado na raiz dorsal dos nervos espinhais. Neles se diferenciam os neurônios sensitivos, pseudounipolares, cujos prolongamentos centrais se ligam ao tubo neural, enquanto os prolongamentos periféricos se ligam aos dermátomos dos somitos. Várias células da crista neural migram e vão dar origem as células em tecidos situados longe do sistema nervoso central. Os elementos derivados da crista neural são os seguintes: glâglios sensitivos, glâglios do nervoso autônomo (viscerais), medula da