atps negociação
A solução do problema exige uma visão holística do administrador.
A proposta de uma abordagem sistêmica da negociação dividem-se em algumas partes, sendo elas: Processo de Negociação, Importância da Comunicação no Processo de Negociação, Variáveis Básicas de um Processo de Negociação, Habilidades Essenciais dos Negociadores, Planejamento da Negociação, Questão Ética da Negociação, Envolvimento de uma Terceira Pessoa no Conflito e o uso dos Conceito Psicológicos na Solução dos Conflitos.
Um primeiro passo pode ser considerado uma visão da negociação sob um enfoque sistêmico, pois é o seu processo que inclui as entradas (as influências as quais a negociação esta sujeita), o processo em si (a negociação em si, o processo de transformação das entradas e saídas )e as saídas (resultado da negociação, acordo ou não).
A grande vantagem de analisar o processo de negociação sob um enfoque sistêmico é justamente a possibilidade de identificar, com maior clareza, os possíveis elementos que influenciam e causam impacto sobre uma negociação. Outro aspecto relevante da visão sistêmica da negociação é a comunicação, pois ela pode ser definida como o processo pelo qual a informação é trocada, compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de influenciar o comportamento. O tradicional conselho para o negociador é ouvir com atenção, independentemente das intenções ou táticas que se está pensando em seguir.
Planejar as negociações implica em identificar os conflitos ou incompatibilidade, estabelecer objetivos e possibilidades objetivas de consecução das metas e identificar os padrões objetivos que servem como referências para tomadas de decisões. Nesse sentido o planejamento torna-se fundamental para qualquer tipo de negociação.