Atps negociação
As negociações estão presentes no cotidiano de uma pessoa, tanto na vida pessoal, como na vida profissional. Isto devido à necessidade do ser humano em poder conquistar algo em benefício próprio ou externos.
Na vida pessoal, o ser humano realiza negociações diariamente, com muita informação ou mesmo sem informação nenhuma. Somente com dados apresentados no ato da negociação, podendo gerar perdas significativas.
Cada dia que passa, as atividades de negociações ganham importância dentro das organizações, devido à necessidade das empresas em contar com uma pessoa preparada e dedicada a tal função.
Dependendo de como é tratada, uma negociação pode trazer excelentes resultados para as empresas. Porém, se não houver cuidado com algumas ações, pode ocorrer grandes prejuízos financeiros e até o rompimento de acordos comerciais.
A negociação é um processo que cada parte (representada por um indivíduo), buscam a aceitação de suas idéias, interesses ou propósitos, tendo como objetivo comum, o alcance de um resultado consensual que satisfaça a expectativa de ambas.
As negociações acontecem no momento em que ambas as partes envolvidas, estejam dispostas a realizar uma troca, ela acontece o tempo todo, de acordo com a ideía de que é preciso dar ceder, para depois, receber.
O grande negociador precisa planejar cada ação com cuidado, utilizar-se de estratégias, conhecer bem o processo (ter o máximo de informações possíveis, ter um bom relacionamente interpessoal, ouvir bem e conhecer todas as necessidades do processo que está representando.
Cada passo de uma negociação, existem variáveis e situações que possam ocorrer prejudicando ambas as partes ou que possam dificultar o andamento do processo, aumentando o tempo para finalização do resultado.
Em uma grande negociação, ambas as partes apresentam elementos que garantem a perspectiva de bons negócios e podem finalizar a negociação, satisfeitas com o desenrolar