Atps negociaçao
Os Impérios emergem devido aos seus diferenciais e caem devido à evolução humana.
O poder se altera segundo as circunstancias. Por exemplo, no século XVII a Holanda destacou-se devido ao comercio e finanças; antes da Holanda a Espanha se destacava devido do controle de suas colônias e lingotes de ouro isto no século XVI.
A hegemonia britânica baseou-se em muitas coisas, mas, principalmente no acesso privilegiado aos recursos asiáticos.
A hegemonia britânica manteve uma forte dominação sobre o Oriente. O que causou um forte choque de civilizações devido às diferentes culturas, crenças, línguas e etc..
Notamos que a hegemonia britânica passou por uma boa fase durante a conquista do continente indiano, que marcou a expansão ocidental na Ásia.
Segundo Arrighi ,as hegemonias passadas e crises contribuem para as expansões financeiras. No final da hegemonia britânica ocorre um “caos sistêmico” que se passa durante a transição da hegemonia britânica para norte- americana, no final do século XIX.A ruptura das hegemonias nascem de contradições pelo próprio sistema ou do surgimento de novas configurações de poder .
Os grandes impérios sofrem uma grande paranóia quanto à questão de segurança. Segundo Michael Mann o império americano vem decaindo, devido sua falta de interesse pelo mundo e também da falta de suporte aos estados falidos. O poder americano ainda é importante no século XXI, no entanto alguns assuntos fogem do controle do estado mais poderoso, segundo Nye.
Para se manter no poder não basta apenas ter o poder sobre os outros,você também precisa abrir mão do poder para alcançar seus objetivos.
Joseph Nye escreveu em seu artigo “El poder americano em El siglo XXI” que o poderio americano ira cair, mas seu poder militar se manterá forte estas projeções devem ocorrer segundo Nye em 2025.
Porem devemos perceber que esta projeção esta longe de acontecer, pois os grandes impérios tendem a cair