Atps natação
Posted by admin in Costas on set 23rd, 2011 | 0 comments
[pic][pic]
O nado costas é uma das modalidades da natação olímpica. Entre os grandes atletas do nado costas, está o mundialmente famoso recordista da modalidade nos 200 metros, Ryan Lochte, dos Estados Unidos. Confira , agora, toda a técnica do nado costas:
Posição do Corpo
Numa visão lateral, deve observar o nadador em decúbito ventral com o peito numa posição plana e horizontal ao nível da água, devido à mecânica do batimento de pernas, o quadril pode permanecer ligeiramente baixo em relação ao nado crawl. Deve ser evitada a tendência de ficar na posição vertical como se tivesse sentando na água, e muito importante que a cabeça esteja alinhada ao corpo e o olhar voltado para cima, observando o nadador por trás. Os ombros realizam um rolamento na direção do braço de tração. O quadril faz um ligeiro rolamento de reação associado à ação das pernas. Os erros comuns no nado costas são: cabeça muito alta, ficar numa posição com a intenção de sentar na água, cabeça excessivamente para trás e quadris baixos.
[pic]
Pernas
É bastante semelhante à pernada do crawl, mas o movimento é invertido. As pernas se movem alternadamente no plano vertical, uma das funções dessa pernada é estabilizar e equilibrar o nado, mas também ocorre uma pequena propulsão no batimento para cima, ao contrário do crawl. Tornozelos devem estar relaxados no movimento para baixo, como o pé de um bailarino. Os joelhos devem permanecer o tempo todo abaixo da superfície da água, evitando sua flexão excessiva. Ou seja, um movimento assemelhado à pedalada. A pernada do nado costas é mais eficiente que a do crawl em termos de propulsão.
Braços
[pic]A ação dos braços no nado costas é alternada. A braçada é propulsora no nado e divide-se em duas fases : submersa ou propulsiva e aérea ou recuperação.
Submersa ou propulsiva…
Agarre: é a base da fase propulsiva. O movimento começa com o braço dentro da