Atps natação nado crawl e costas
LICENCIATURA/BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ATPS DE NATAÇÃO ETAPA 2- ASPECTOS TÉCNICOS APLICADO AO NADO CRAWL E COSTAS
2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO Introdução 3 NADO CRAWL 4 NADO COSTAS 6 SAÍDAS 8 VIRADAS 9 CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA .........................................................................................................11
INTRODUÇÃO
O nado crawl é o nado mais rápido e, normalmente, o mais utilizado nas provas de nado livre. Quando esse nado for executado de forma tecnicamente correta e eficiente, dificilmente ocasionará lesões no ombro de quem pratica essa modalidade de nado. O nado crawl pode ser dividido em seis ciclos, se forem considerados os mais importantes, tais como: ciclo do braço, rotação, posição do corpo, pernas, respiração e saída. Assim sendo, promoveu-se atividades para estudar a teoria visando conhecer o nado crawl para selecionar e organizar as atividades que possibilitassem a iniciação desta modalidade nos participantes e verificar aprendizagem do nado crawl a partir da respiração dos sujeitos. Este trabalho aborda os nados crawl e costas, e também as saídas e viradas na piscina. Desenvolvendo e esclarecendo os pontos mais complexos da modalidade.
NADO CRAWL
Nado crawl é mais conhecido e praticado, mas muitos atletas, iniciantes ou não, ainda tem dificuldade em manter a posição correta na água, o que acaba atrapalhando o desempenho. O erro mais frente acontece quando a postura incorreta do corpo acaba se tornando um vício para o nadador. Um dos segredos é deixar os ombros, costas, pernas e pés alinhados e apenas alguns centímetros abaixo da superfície já que qualquer desnível da posição do corpo aumenta o atrito com a água fazendo com que o nadador canse mais rapidamente. Este atrito é geralmente causado pelo abaixamento das pernas provocado pela elevação da cabeça.
A maioria dos iniciantes neste estilo tem dificuldades com a respiração. Uma das dicas