Gnosia
A interação dos vegetais com o meio ambiente e formação do Metabolismo Primário Os vegetais respondem a estímulos ambientais bastante variáveis, de natureza física, química ou biológica. Fatores tais como fertilidade e tipo do solo, umidade, radiação solar, vento, temperatura e poluição atmosférica, dentre outros, podem influenciar e alterar a composição química dos vegetais.
O metabolismo primário tem sua origem com á fotossíntese e é responsável pela produção de celulose, lignina, proteínas, lipídios, açúcares e outras substâncias que realizam suas principais funções vitais.
Fotossíntese A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, uma organela que, como a mitocôndria, possui uma membrana externa altamente permeável e uma membrana interna praticamente impermeável, separadas por um espaço intermembranar. A fotossíntese é dividida em duas fases: A fase clara e a fase escura. Na fase clara a luz solar é absorvida pelos pigmentos localizados nos cloroplastos do estroma (células mesófilas) agitando as moléculas no seu interior.
A excitação das moléculas gera ATP (a partir de ADP) e NADPH (a partir de NADP+) num processo chamado de Fotofosforilação. Na fase escura, a energia química produzida pelas reações na fase clara é utilizada para reduzir o carbono. Existem três ciclos para a fixação do carbono: o ciclo C3 ou ciclo de Calvin, o ciclo C4 ciclo CAM.
O principal fotorreceptor na fotossíntese é a clorofila. A luz absorvida pelas clorofilas e pigmentos acessórios é transferida para centros de reação fotossintéticos, onde ocorrem as principais reações da fotossíntese
Fase Luminosa
Fase Escura (bioquímica)
Ciclos fixadores de carbono Ciclo C3 ou Ciclo de Calvin O ciclo C3 foi primeiro elucidado por Calvin e colaboradores em 1946 e por esta razão, também é conhecido como ciclo de Calvin. Ele pode ser dividido em quatro fases distintas:
a) fase de carboxilação b) fase de redução c) fase de regeneração d) fase de síntese