ATPS Marisa
DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS
Método sintético
Estabelece uma ligação entre o som e a grafia, oral e escrito, letra por letra, sílaba por silaba e palavra por palavra. São Divididos em três partes: Alfabético que inicialmente aprende as letras, em seguida forma-se as sílabas juntando consoantes com as vogais, para assim formas as palavras que formam os textos. O Fônico que parte do som das letras juntando o som da consoante com o som da vogal, pronunciando sílabas formadas. E o Silábico que aprende primeiro as sílabas para formar as palavras. É um aprendizado através da repetição e por este motivo é tido como um método cansativo, onde não há oportunidades das crianças criarem nada , apenas repetirem.
Método analítico
É conhecido também como “método olhar-e-dizer”, acredita que a leitura é por ato global e audiovisual. Este método pode ser divido também em três partes: Palavração, como o nome já diz, parte da palavra, primeiro o aluno tem o contato com os vocábulos em seguida engloba todos os sons da língua e depois de um certo numero de palavras, começa a formação de frases. Setenciação, a frase é aprendida inicialmente, depois é divida em palavras, onde são extraídos as sílabas. E o Global, as unidades de leitura tem começo meio e fim, ligadas por frases que faça sentido para as crianças, fazendo com que elas entendam que ler é descobrir o que está escrito.
Método misto
Os métodos sintético e analítico são um só aqui, este método é o mais usado atualmente, e o encontramos divido em duas formas: Uma que parte da palavra ou formação de frases, o professor dirige a analise para os elementos que compõem essas estruturas linguísticas, e a outra parte das vogais, que são associadas as consoantes, formando sílabas, onde são combinadas e formam as palavras.