O Semin Rio De Arax
A reflexão que se faz é a relação entre “objetivos remotos” e “objetivos operacionais” da profissão e verifica-se que o aspecto tradicional concorda com a operação “moderna”do documento.
Coloca em evidencia a postura e os fundamentos da ação do Serviço Social, que por exemplo, afirma que a pessoa tem o direito de encontrar na sociedade os aspectos para sua condição na sua auto-realização e tem como questionamento ao exercício da livre escolha e de responsabilidade ,de tomar suas próprias decisões,tendo seus valores respeitados,pautas culturais e padrões.
Na formulação do documento de Araxá objetivaram distinguir os princípios étnicos e metafísicos que na ação do serviço social serviriam de base,assim como os princípios operacionais que serviu para representar as normas da ação de validade universal da profissão.Colocando em exploração todas as funções que a profissão atribui,reconhece-que o documento que elas efetivaram teve dois níveis :o da Micro atuação e o da Macroatuação do Serviço Social.
O da Micro-atuação discutiu a pratica profissional na prestação de serviços diretos.
O Serviço Social dispõe com técnica de uma metodologia de ação utilizada em diversos processos.São eles:o de Caso,Grupo e Comunidade trabalhando com a população diretamente.
Na Macroatuação o Serviço Social trabalha voltado para a política e o planejamento.
O documento entende a infra-estrutura social como “facilidades básicas, programas de saúde, educação, habitação e serviços sociais fundamentais”e é separado da infra-estrutura econômica e física .E entende ainda que se a micro atuação,historicamente já é consagrada na pratica da profissão no Brasil,só faltaria o fato da