Atps Lingua Portuguesa
Parte inferior do formulário
Introdução
Nesse trabalho vamos apresentar primeiramente diferenças entre a fala e a escrita, sendo que a soma da língua e da fala nos dá como resultado a linguagem.
Em seguida serão apresentadas palavras cuja grafia é alterada no momento da fala, onde poderemos verificar exemplos de palavras que fazem parte do nosso dia a dia, e que por mais que escrevemos de uma maneira, quando falamos, pronunciamos de outra forma.
Por fim,faremos uma resenha descrevendo o capítulo 2 do livro texto, que tem como assunto principal: Variação Línguística, nos trazendo informações importantes sobreo nosso papel como professores de língua portuguesa, como lidar com questões como o preconceito linguístico e qual o papel da escola no ensino das normas padrão.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE FALA E ESCRITA
FALA ESCRITA
Acontece sempre em determinado contexto, sempre de maneira clara(isto, aquilo) É mais específica, criando um contexto próprio.
O falante e o ouvinte estão em contato direto, existe a interação entre eles. O leitor não está presente, não há interação.
O interlocutor é alguém específico. Normalmente o leitor não conhece o escritor.
Como existe interação, as reações podem ser imediatas, e podemvir acompanhadas de reações verbais: perguntas, comentários, murmúrios, ou não verbais: que são expressões faciais ou corporais. O escritor não vai conhecer a reação do leitor. Ele pode antecipar as reações e comentar no texto, como o uso dos emocotions por exemplo.
A fala é transitória. Se o interlocutor não compreende algo que foi falado, ele pode interagir, perguntar novamente por exemplo. Já a escrita é permanente, e pode ser lida e relida diversas vezes até que o interlocutor compreenda.
Há hesitações, frases incompletas, pausas, redundâncias. Tem maior estrutura da linguagem, é organizada em forma de texto e construída com maior cuidado.
Vários fatores contribuem para a transmissão do significado: tonicidade, ritmo e