ATPS de Lingua portuguesa
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
5º SEMESTRE
TUTORA A DISTÂNCIA: LUDMILLA SAUHI
NOME: DÉBORA DUTRA
NOME: LIDIANE DAS NEVES
NOME: LETICIA FURTADO DE FREITAS
NOME: EDINA RODRIGUES
NOME: RAQUEL CASTILHO
RIO GRANDE-RS
2014
RA: 3876742984
RA: 4351848410
RA: 5312957645
RA: 4588906077
RA: 4931878377
INTRODUÇÃO
Esta ATPS tem por objetivo ampliar a compreensão sobre as possibilidades de comunicação e de trabalho com a
Língua Portuguesa em sala de aula. Sempre buscando uma melhora na qualidade de vida para seus alunos o pleno desenvolvimento de suas habilidades e competências,como falar e escrever corretamente. Destaca também as principais diferenças entre a linguagem verbal e escrita, a fonética e suas alterações, as variações linguísticas, os problemas com a língua convencional, a linguagem e comunicação e seus gêneros literários.
Etapa 1- Diferença entre língua falada e a escrita
Não devemos confundir língua com escrita, pois são dois meios de comunicação distintos. A escrita representa um estágio posterior de uma língua. A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias. A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante
A escrita não reflete a fala individual de ninguém e de nenhum grupo social. Por essa razão, a fala e a escrita exigem conhecimentos diferentes. A maioria de nós, brasileiros, falamos, por exemplo, "Eli me ensinô". O português na variante padrão exige, no entanto, que se escreva assim: "Ele me ensinou". Essas diferenças geram muitos conflitos.
Principais diferenças entre a linguagem verbal e a escrita
Fala
Escrita
Palavra sonora
Palavra gráfica
Recursos: signos acústicos e