ATPS LINGUA PORTUGUESA

1206 palavras 5 páginas
Importância do EJA e sua concepção

A EJA é composta e caracterizada por adultos normalmente de baixas condições financeiras, que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, pela ausência da mesma, normalmente no campo, zona rural, ou por ter que trabalhar desde criança com os pais para ajudar no sustento da casa. Já no caso dos jovens, interrompem os seus estudos, por problemas familiares, separação dos pais, gravidez, trabalho entre outros fatores.
A EJA foge do padrão regular de ensino, pois é voltada para um segmento totalmente diferente, jovens e adultos trabalhadores, em sua grande maioria, chefes de família, pais, mães que percebem a importância de ter uma formação básica através da escola, seja por sua própria vontade ou por pressões da sociedade, emprego. Consequentemente, na EJA, as abordagens, metodologias de ensino, material didático, por se tratar de uma clientela específica, deve ser diferenciada do que encontramos no ensino regular.
A Educação de Jovens e Adultos, parte do princípio de que a constituição de uma educação básica para jovens e adultos deve ser voltada para a cidadania. Essa construção de uma educação básica para jovens e adultos não se resolve apenas garantindo a viabilização de vagas, mas, principalmente oferecendo-se um ensino de qualidade, oferecido por professores aptos a congregar em seu trabalho as inovações nas distintas áreas de conhecimento e de incorporar as mudanças sociais e a suas consequências na esfera escolar. Hoje, a EJA é uma modalidade de ensino e componente constitutivo da Educação Básica e não mais um subsistema de ensino, com funções: reparadora, equalizadora e qualificadora obedecendo a princípios de equidade, diferença e proporção.
As escolas que possuem o curso de Educação de Jovens e Adultos devem oferecer aos educandos a probabilidade de ampliar as competências necessárias para a aprendizagem dos conteúdos escolares, bem como a possibilidade de aumentar a consciência em relação à interação

Relacionados