ATPS LETRAMENTO
RA. 7535600296
Letramento – Etapa 2
Fabulas são pequenas narrativas que transmitem em linguagem simples mensagens morais relacionadas ao comportamento no cotidiano. Em geral, a moral é acrescida por pensamento final.
Algumas fabulas possuem personagens humanas, mas a maior partes delas mostra situações do dia-a-dia vividas por seres personificados animais características humanas. O comportamento dos animais representa os defeitos, as qualidades e os vícios dos seres humanos.
E muito comum a presença de provérbios populares, os mais famosos fabulistas (autores de fabulas) foram Esopo (Grecia, 600 A.C) e La Fontane (França, sec.XVIII) no Brasil Monteiro Lobato ( Século XX) e nos dias de hoje Millor Fernandes, que as recriou de forma satírica e engraçada.
Lendas assim como mitos, são historias se autoria foram criadas por povos de diferentes lugares e época para explicar fatos para os quais as pessoas não tenham explicações, como surgimento da terra e dos seres humanos do dia e da noite e outros fenômenos da natureza. Também falam sobre heróis, heroínas, deuses, deusas, monstros e outros seres fantásticos.
Os Contos, Lendas e fabulas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula, para que os alunos possam aprender mais sobre eles.
Histórias em quadrinho brasileiro e um tema recorrente nas revistas, palestras e eventos do gênero. Cada autor, leitor, editor tem sua visão sobre os quadrinhos brasileiros o que gera infundaveis polêmicas.
Para Edgar Guimaraes, esta afirmação de Cirne sobre o judoka foi ótima ponto de partida para retomar a discussão sobre os Quadrinhos Brasileiros. Para isto, ele convidou alguns autores que nas últimas décadas tem se preocupado com o assunto e já o trataram em diversas ocasiões para formarem o livro o que é história em Quadrinhos Brasileiros, editado pela marca de fantasia na serie Quiosque.
A
reunião de artigos de vários autores sobre o mesmo tema poderia incorrer na redundâncias ou ainda num