ATPS letramento e alfabetização
TEMAS
CARACTERÍSTICAS
Surgimento da leitura e da escrita na antiguidade
A escrita surgiu através da necessidade de ser conhecida pelos sujeitos sociais, e do sistema de contagem para registro de produção e do comércio. Ela era feita de forma linear e representada através de desenhos e símbolos, através dela surge à leitura.
Como era o processo de alfabetização na Antiguidade
Era feita através da decifração do que já estava escrito e saber como o sistema de escrita funcionava para usá-lo apropriadamente. Começa pela leitura de palavras, leitura exaustiva de textos famosos e escritos dos próprios textos. “O trabalho de leitura e cópia era o segredo da alfabetização”.
Ênfase dada pelas primeiras cartilhas escolares até cerca de 1950
A cartilha apresentava uma forte tendência para o privilegio da escrita sobre a leitura. Seu método começava sempre com uma leitura coletiva, depois individual e em seguida os exercícios de escrita esse método era denominado sintético/analítico.
Como ocorre o processo de alfabetização em tempos atuais
Continuidade do método das cartilhas, retomada de ideias básicas como: ensino do alfabeto, das relações letras/sons, e dos diferentes sistemas de escrita e da ortografia;
Retirada dos conteúdos de gramatica;
A criação do ciclo de alfabetização;
ETAPA 1,PASSO 3
Os processos de alfabetização e letramento são complexos, mas fundamentais para inclusão social. O ensino de letramento rompe barreiras tradicionais que consideram a alfabetização como pré-requisito para o domínio da leitura e escrita. A concepção do sistema formal da língua tem uma estrutura fechada “regras e normas” que não admitem erros, enquanto letramento é um sistema aberto que permitem ao ser humano ser criativo, construtor de textos, possibilitando a inovação no processo de ensino e aprendizagem.
Mas para que isso aconteça é preciso que o professor proponha trabalhos com diferentes gêneros, como jornais, cartas, fábulas, entre outras, ela não precisa