LED APRESENTA O
Grupo
ERALDO, RANIERI, LUCAS, TIAGO, DILSON E
LUCIANO
INTRODUÇÃO
Apesar do LED ser um componente muito comentado hoje em dia sua invenção aconteceu em 1963 somente na cor vermelha.
Por muito tempo, o LED era utilizado somente para indicação de estado em rádios, televisores, etc sinalizando se estavam ligados ou não.
O LED de cor amarela foi introduzido no final dos anos 60.
Por volta de 1975 surgiu o primeiro LED verde.
Somente no início dos anos 90 foi possível obter-se
LEDs com comprimento de onda menores, nas cores azul, verde e ciano, tecnologia esta que propiciou a obtenção do LED branco, cobrinho, assim, todo o espectro de cores.
LED - O que é, e como funciona
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores
Tal transformação da energia em luz é diferente da encontrada nas lâmpadas convensionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras.
Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido ( Solid State ).
O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.
Ao lado temos a representação esquemática de um LED.
simbólica
e
O componente mais importante de um LED é o chip semicondutor responsável pela geração de luz.
Este cjip tem dimensões muito reduzidas, como podemos ver na figura. A cor da luz do LED não vem do plástico que o envolve. A cor a luz depende da pastilha do material semicondutor usado. Não e ele que determina essa radiação. LEDS com plástico transparente ou branco podem emitir luz de diversas cores....
Para usar um LED não basta levar em conta a tensão que ele precisa para acender. Como
seu