RESENHA THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade. Uma teoria social da mídia. 8ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – ACSA
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL E DA COMUNICAÇÃO
ORIENTADOR: MARCIO GIUSTI TREVISOL
ACADÊMICA: ELEN CORRÊA DA SILVA
THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade. Uma teoria social da mídia. 8ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
No livro A Mídia e a Modernidade – Uma teoria social da mídia do autor e professor John B. Thompson encaminha a proposta de uma avaliação em que se traz presente a mídia por formas de comunicação que se gera em entre os seres humanos. Confere também a particularidade dos meios de comunicação de sua natureza e juntamente com as transformações que possui. E um ponto muito interessante de que se abre a expansão da mídia quebrando o total tabu das tradições que são impostas, mostrando as experiências vividas na sociedade tornando – as experiências mediadas.
Mostra – se sobre o quanto se reflete hoje os pensamentos e ideias dos teóricos sociais que se baseiam em meio do todo desenvolvimento da modernidade e fazem o forte aprofundamento do pensamento social clássico, onde que demonstra o desenvolvimento que os meios de comunicação trazem de uma maneira em que a longo nível não se havia feito antes, ela traz a visibilidade e a expande no importante processo da globalização.
No meio social se visualiza o ser humano transmitindo e recolhendo informações da comunicação desde a forma mais clássica criada pela formas de gestos até ao mais moderno meio tecnológico disponível, como o autor cita todos esses processos criados vem das formas simbólicas produzidas e reproduzidas, e um forte e significativo exemplo disso são os meios de comunicação pois envolvem o todo que está em volta do indivíduo e transmite até ele. Sendo assim os sentimentos são fundamentais para se dizer sobre o caráter simbólico, desta maneira é visto pela forma como o sujeito irá se relacionar. E o interessante nas formas que foram