ATPS Instrumentos
Centro de Educação a Distância
Serviço Social
INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Professora: Ms. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
APARECIDA DE GOIÂNIA-GO
Maio/2015
DIMENSÃO TEÓRICO-METODOLÓGIO E TÉCNICO-OPERATIVO DA ATUAÇÃO DO PROFISISONAL DE SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social é uma profissão que tem seu desdobramento nas relações sociais, as quais estão em constante movimento e o profissional de Serviço Social deve acompanhar este movimento da sociedade e modificar seus métodos de atuação, instrumentos e técnicas profissionais de acordo com as demandas que lhe são impostas criando assim possibilidades de intervenção sobre a realidade social. Para que a intervenção seja concreta é necessário que o profissional tenha atitudes investigativas para que possa ir além do imediato e do universalismo, pois é necessário chegar à singularidade e particularidades de cada caso. É necessário ainda que o profissional tenha um domínio teórico/prático que lhe possibilite intervir de forma critica e com criatividade e flexibilidade nas mais diversas sequelas da questão social. E é nesta perspectiva que o Assistente Social deve buscar mudar a realidade social e dar emancipação aos sujeitos.
O Assistente Social pode trabalhar nas mais diversas áreas e suas habilidades profissionais não são apenas executivas, mas também podem desenvolver, propor e fiscalizar politicas públicas, avaliar projetos nas mais diversas áreas, fazer pericias técnicas emitir pareceres dentre outas coisas.
Para que o profissional possa desenvolver suas habilidades é necessário que se tenha um domínio da instrumentalidade do
Serviço Social que segundo Santos (apud Martinelli,1994), “o instrumental é percebido como um conjunto articulado de instrumentos e técnicas, não podendo serem vistos isoladamente, por si sós, de maneira autonomizada, mas como uma unidade dialética”. A técnica é a forma de manusear os instrumentos e os instrumentos e o meio de por em prática a