O Sistema Osteo
As doenças osteomioarticulares são afetadas direta ou indiretamente pelo exercício físico regular ou pela falta dele.
Fisioterapia Preventiva nos Distúrbios Osteomioarticulares Relacionados ao Trabalho
As lesões musculoesqueléticas provenientes das atividades ocupacionais representam um considerável problema em relação ao trabalho e afetando assim a economia deste. No Brasil, este distúrbio osteomioarticulares relacionados ao trabalho (DORT) representam metade das doenças ocupacionais(Miranda,1998).
Devido a esse destaque das DORT entre as doenças profissionais, a atuação da fisioterapia nas empresas cresce a cada dia, como um investimento em ações preventivas no combate das DORT. A prevenção inclui a implantação de alguns programas que trazem vantagens para o empregado e para a empresa como diminuição da fadiga, desconforto físico, estresse emocional e das doenças ocupacionais como, por exemplo, a tendinite que se instala nos punhos e em outros pontos como cotovelo e ombro, e também as dores em região de coluna.Com a prevenção tem-se também um aumento da eficiência no trabalho, diminuição dos gastos da empresa, do número de acidentes, além do aumento da produtividade e o lucro tanto para o empregado quanto para a empresa.
As doenças ocupacionais se instalam devido ao uso inadequado e repetido das estruturas corporais, por adotar uma postura inadequada e ambiente de trabalho que necessita de melhor adequação a atividade exercida. Os principais fatores de riscos são: trabalho muscular estático, invariabilidade da tarefa, choques e impactos, pressão mecânica e estresse emocional, pois o trabalhador exerce as suas tarefas em posturas desfavoráveis e sente o desconforto postural através do aumento da fadiga e alterações no funcionamento do organismo.
Podemos citar a profissão de cabelereiro como uma das mais afetas pelas DORT, pois os profissionais desta área de