Anatomia - Sistema Ósteo-muscular
Definição
Anatomia é definida como o estudo da estrutura de um organismo e das relações entre suas partes. A palavra anatomia é derivada de duas palavras gregas, Ana: Em Partes, e Tomia: Cortar.
É o ramo da ciência que estuda a estrutura (morfologia) do corpo humano. Assim, a Anatomia descreve a forma do coração, qual o seu tamanho, a sua constituição, como está organizado e onde se situa.
Posição Anatômica (Posição de Estudo)
A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo.
Posição Supino e Prono são expressões utilizadas na descrição da posição do corpo, quando este não se encontra na posição anatômica.
Posição Supino: o corpo está deitado com a face voltada para cima; Posição Prono: o corpo está deitado com a face voltada para baixo;
Planos Anatômicos
a) Planos Seccionais: quatro planos são fundamentais:
Plano Mediano: plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda;
Planos Sagitais: são planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano, dividindo-o em partes lateral e medial.
Plano Frontal (Coronais): plano vertical que passa através do corpo dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (trás);
Plano Transverso (Horizontal): plano que passa através do corpo dividindo-o em partes superior e inferior.
b) Planos Tangenciais:
Plano Cranial (Superior): Se dividirmos o corpo ao meio no plano transversal, a parte cranial ou superior estaria acima do corte.
Plano Caudal (Inferior): Se dividirmos o corpo ao meio no plano transversal, a parte caudal ou inferior estaria abaixo do corte.
Plano Ventral (Anterior): Se dividirmos o corpo em duas partes pelo plano coronal, a parte da "frente" do corpo seria a ventral ou anterior.
Plano Dorsal (Posterior): Se dividirmos o