empresa comestico com documento ohsas
PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO
DE SAÚDE OCUPACIONAL
A Associação Agro Pecuária de Guaratinguetá com atividade principal: , CNAE: 45.22-5, apresentando grau de risco 04 (quatro), de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas da NR-4- Portaria nº33, de 27/10/83.
1- Introdução
A Saúde Ocupacional consiste na saúde e segurança incidentes sobre o indivíduo e na coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumento clínico- epidemiológico na abordagem da relação entre a sua saúde e o trabalho.
2- Finalidades
O PCMSO visa comprometer o empregador em proteger a saúde e a segurança do empregado, como sua meta prioritária.
Será responsabilidade da empresa, implantar dispositivos de ações que possam garantir ambiente de trabalho saudável, seguro e sem riscos de acidentes. 3- Objetivos
Promover e preservar a saúde individual e coletiva dos trabalhadores.
O PCMSO é parte integrante do conjunto maior de princípios da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo articular com o disposto nas demais NR’ s.
Deverá ser planejado e implantado, e com base nos riscos previsíveis a saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações das demais NR’s.
4- Responsabilidades
4.1 Competem ao Empregador: Cabe ao empregador garantir a elaboração e a efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia.
4.2 Competem ao Médico Coordenador: Cabe ao médico realizar os exames médicos previstos, estando familiarizado com os princípios da patologia ocupacional e suas causas, bem como com o ambiente, condições de trabalho e os riscos a que está ou será exposto cada trabalhador a ser examinado.
5- Atividades do PCMSO
O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos (avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental; exames complementares realizados de acordo com a especificação da NR – 7).
Para cada exame médico deverá