Água Cinza
Douglas Rodrigues Silva
Gustavo Magalhães de Oliveira
Ítalo Kennedy Ferreira do Carmo
Jhonatan Camilo Silva Moreira
Orientador: Prof. Wesley (SOBRENOME)
Colégio CEST
RESUMO
Palavras- Chave: Água Cinza – Economia – Reuso
1- INTRODUÇÃO
Com o crescente desenvolvimento das metrópoles, o consumo de água também aumenta, tornando esse recurso cada vez mais escasso. Utilizar fontes alternativas de suprimento para reduzir tal consumo é uma das opções para amenizar o problema. O consumo de água em residências representa boa parte do consumo total de água potável, desse montante 30% a 40% é utilizada em descarga na bacia sanitária (Bazzarella, 2005, p 22). Toda essa água potável pode ser considerada desperdiçada já que não há necessidade de utiliza-la para esses fins.
Outro fator a considerar é que este grande consumo gera esgoto e apenas 48,1% das residências possuem coleta de esgoto. Cerca de 37,5% do esgoto é tratado (SNIS, 2012), uma das justificativas é o elevado custo de implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE já que ela deve atender uma alta demanda. Uma forma de amenizar o problema são os métodos de reuso de água como a água cinza.
Água cinza, também conhecida como águas servidas, é a água residuária proveniente do uso de lavatórios, chuveiros, banheiras, pias de cozinha, máquina de lavar roupa e tanque.
Com a utilização de água cinza pode-se reduzir significativamente o consumo de água de uma residência, consequentemente a quantidade de esgoto produzido. Isso traz enormes vantagens para a sociedade em geral, pois diminui gastos para a implantação de uma ETE e beneficia também o meio ambiente, evitando a poluição de efluentes por esgoto doméstico.
Esse trabalho tem como objetivo apresentar a viabilidade da utilização de águas cinza para substituir a água potável na descarga em bacias sanitárias. Através desse objetivo pretende-se responder a