ATPS INSTRUMENTOS 2
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CAMILA DE JESUS ROZARIO – RA 446064
GISELI CRISTINE DE JESUS ROZARIO –RA 7933691302
KELI DO VALE SANTANA –RA 7932703456
PROFESSORA TUTORA A DISTANCIA:
MARY ANABEL R. DE DUERA.
VITORIA –ES
25 DE MAIO DE 2015
CAMILA DE JESUS ROZARIIO - RA 446067
GISELY CRISTINE DE JESUS ROZARIO – RA 7933691302
KELI DO VALE SANTANA – RA 7932703456
INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Atividade pratica supervisionada ATPS
No cumprimento da matéria
Instrumentos e técnicas da atuação Profissional sob orientação de katya Ribeiro
VITÓRIA –ES
25 DE MAIO DE 2015
INTRODUÇÃO
A instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. É por meio desta capacidade, adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano. Ao alterarem o cotidiano profissional e o cotidiano das classes sociais que demandam a sua intervenção, modificando as condições, os meios e os instrumentos existentes, e os convertendo em condições, meios e instrumentos para o alcance dos objetivos profissionais, os assistentes sociais estão dando instrumentalidade às suas ações.
INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL
A instrumentalidade no serviço social é uma questão essencial para o trabalho do assistente social, lhe conferindo legitimidade profissional. Ela é uma condição no processo executivo amplo que é o serviço social.
A instrumentalidade tenta sanar de forma efetiva os inconvenientes e percalços estabelecidos na trama da busca pelo equilíbrio social dicotomicamente vivenciado pelos seus agentes.
Entende-se como instrumentalidade as ferramentas