Atps Instrumentos
Serviço Social
Letice Colasso Pereira. RA; 439030
Nissía Roberta RA:435251
Layanne Coelho RA: 423677
Instrumentos e Técnicas de Atuação do Profissional
Tutor Presencial: Rafaella Santiago
Floriano – PI 2015
INTRODUÇÃO
O autor transmite a relação entre teória–fim-meio-efetivação da pratica, para o processo de causalidade, fazendo uma posição teológica secundaria que se origina do trabalho, com o propósito de resgatar elementos fundamentais da passagem no pensamento teológico ideal para o real, e oferece inúmeras possibilidades de inferir as associações da pratica profissional através das posições teológicas e transmite a teoria, finalidade, meio e pratica, como elementos da dimensão ético-político e o técnico-operativo.
Fazendo essa organização também buscar mais dois elementos básicos a posição de fins e os meios como a categoria da alternativa como a mediadora de processo, como a categoria que faz a passagem da possibilidade a realidade. Que da inicio a execução do movimento através do trabalho que efetiva a potencialidade em um ser.
A alternativa está presente na posição dos fins quanto na busca dos meios, onde busca escolhas entre as finalidades dos objetos que podem ser meios para concretização das finalidades proposta. São escolhas que tem um significado nos quais devem ser partes integrantes e fundamentais de avaliação dos fins objetivados. Essa alternativa é uma tomada de decisão concreta de valores opostos, que se faz efetive esse valor, e que busca meio a esse valor que incide sobre o objeto concreto.
Para , Lessa (2002), a articulação ontológica que conecta a totalidade da praxis social aos valores é a categoria da alternativa. Fundamenta a necessidade de distinção entre o útil e o inútil para a objetivação do desenvolvimento de valor. As categorias expressa um caráter teórico, ético, político e o operacional. Dando em cada práxis uma fundamentação teórica. Conhecendo a realidade do objeto é possível identificar qual a