ATPS INSTRUMENTOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SERVIÇO SOCIAL
INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
TUTORA EAD LAURA SANTOS
TUTORA PRESENCIAL ALESSANDRA SIQUEIRA ANITA TRIANDOPOLIS – RA: 391311
CLAUDIA MEIRE GOMES DE MIRANDA – RA: 350746
ELIANA OLIVEIRA – RA: 383293
ELIANE CASTILHO DOS SANTOS – RA: 304742
DIMENSÕES DA PRÁTICA INTERVENTIVA DO SERVIÇO SOCIAL
Campo Grande/2014
INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO
PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
O Serviço Social, por se constituir em uma profissão que viabiliza os direitos da população, por meio das políticas sociais, requer do profissional pleno conhecimento das diretrizes teóricometodológica de suas ações, necessita do conhecimento ético-político que envolve o atendimento das necessidades, percebendo o ser dentro de suas relações sociais.
Conhecimentos estes, que embasam e identificam os instrumentos e técnicas de atuação do assistente social, para que possa planejar estrategicamente os objetivos e finalidades profissionais. Na história do Serviço Social, os instrumentos e técnicas primeiro tinham o caráter moral devido ao processo religioso e assistencialista, posteriormente tinham-se o caráter tecnicista e teoricista, os quais imprimiam um aspecto de imediatismo e discurso conservador e controlador do poder econômico, político e cultural.
Atualmente, afirma a autora Santos (2012) a formação dos assistentes sociais, no que se refere aos instrumentos e técnicas, ainda não tem uma boa inserção, ao que a autora atribui, dentre outros fatores, a uma má compreensão acerca do entendimento do materialismo histórico-dialético da teoria social de Marx, pois na formação profissional considera-se a unidade sem levar em conta a diferenças das dimensões da prática interventiva. A ausência de metodologia nessa área, tem raízes antigas, desde as primeiras escolas, primeiro a dificuldade estava em se projetar novas abordagens na formação do profissional, depois, demonstrou-se falha na