ATPS INSTRUMENTOS
Centro de Educação à distância
SERVIÇO SOCIAL
INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
GREICYENE TEÓFILO LEORNE PIRES
MARIA GLEICIANE TEIXEIRA MAGALHÃES
ROSEANE PRACIANO DE FARIAS
RA:79387023
RA: 40745
RA:418450
TUTORA À DISTÂNCIA: MS.ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES Itapipoca, 25 de Maio 2015
A INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
Como todo profissional o Assistente Social precisa sempre ter conhecimento e capacidade para o exercício de sua função, pois todo trabalho é dotado de instrumentalidade, não seria diferente com o profissional do Serviço Social, que para o desenvolvimento do trabalho, vão sendo criados os instrumentos teórico-metodológico e prática, para condução do fazer.O Serviço Social quando cooptado pelo capitalismo, atua na reprodução da racionalidade deste sistema. Procurando apenas reformar conservando, intervindo no proletariado e na produção e reprodução da força de trabalho.
Desta forma, instrumentalizam-se as pessoas, a partir da fragmentação e desconexão do real, priorizando ações instrumentais.O comprometimento profissional é o grande diferencial de atuação, reunindo competência técnica, teórica e política, qualificando o trabalho desenvolvido, e indo ao encontro às necessidades reais do usuário. Outro perfil de atuação profissional é a imediaticidade, onde a sua instrumentalidade tem um caráter manipulatório. Não havendo o aprofundamento da complexidade do problema do usuário, tornando este muito mais dependendo do Serviço Social, pois o cerne da questão continua intacto, levando este cidadão a necessitar de outras medidas imediatistas futuras.
Ambos os níveis de instrumentalidade podem até obter êxito na imediaticidade, porém, a realidade do usuário estará sempre mascarada, sendo o Assistente Social alienado e alienador. Desta forma, o Serviço Social perde a sua identidade, já que o capitalista é o seu usuário e não o proletariado. Quando a atuação profissional passa para a mediação,