ATPS GP PASSO 1
Um projeto é uma iniciativa que é única de alguma forma, seja no produto que gera, seja no cliente do projeto, na localização, nas pessoas envolvidas. Isso diferencia projetos de operações regulares de uma empresa.
Um projeto tem um fim definido, em outras palavras, um objetivo claro e quando se alcança esse objetivo o projeto termina.
Quando se pretende, por exemplo, lançar um novo produto no mercado, é necessário a elaboração de um plano de negócios. Esse documento contendo todas as pesquisas/informações é chamado de projeto. Mas, vale ressaltar, que o conteúdo desse documento não é um projeto, por se tratar de um novo negócio e negócios são feitos para durarem indefinidamente.
Escrever um livro, a construção de uma casa..., são exemplos de projetos. Verifique que os exemplos possuem as características de um projeto, pois possuem um fim bem definido e são únicos. Um projeto não tem nada a ver com um novo negócio.
O que é Gerenciar um Projeto?
Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.
Portanto, gerenciar um projeto, envolve desde iniciá-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e atividades de controle.
Muitos de nós já coordenamos algum tipo de projeto. E como esse gerenciamento foi feito? Pode ter sido feito apenas utilizando o bom senso ou práticas aprendidas com alguém ou quem sabe pode ter sido gerido utilizando técnicas em todas as suas fases.
O PMI selecionou as melhores práticas de gerenciamento de projetos utilizadas no mundo que são utilizadas em tamanhos e áreas distintas e criou PMBOK (Project Management Body of Knowledge). O PMBOK contém vários processos de trabalho e possui ferramentas e técnicas a serem utilizadas nas cinco fases de um projeto:
•Iniciação.
•Planejamento.
•Execução.
•Controle.
•Finalização.
Essas ferramentas e técnicas são aceitas como sendo um padrão para se aplicar