Lista De Exerc Cios N1
Circuito retificador é aquele que transforma um sinal de corrente alternada em corrente contínua, ou seja, impede que haja mudança de sentido de fluxo de corrente elétrica.
É formado basicamente por elementos semicondutores, tais como diodos, SCR's e outros transistores, utilizados em configurações chamadas de retificador de meia onda e retificador de onda completa ou com tape central ,incluido na categoria de onda completa.
2. O que diferencia um retificador de meia onda de um retificador de onda completa?
Circuito Retificador de Meia Onda
Onde só o semiciclo positivo é aproveitado na retificação. O processo de retificação converte a tensão de entrada no secundário em uma tensão pulsante positiva, sendo assim, somente um dos semiciclos da senóide é aproveitado.
Circuito Retificador de Onda Complet
Onde tanto o semiciclo positivo quanto o negativo são aproveitados no processo de retificação. Torna-se mais eficiente, quanto a tensão aplicada no primário.
3. O que é tensão de ripple? Como a corrente na carga, a freqüência do retificador e a capacitância influenciam no valor da tensão de ripple?
ção ou Ripple é a componente de corrente alternada (vca) que se sobrepoe ao valor médio da tensão uma fonte de corrente contínua (vcc). A origem da ondulação normalmente está associada à utilização de carregadores baseados em retificadores.
Sistemas de corrente contínua baseados unicamente em acumuladores eletroquímicos (baterias) não apresentam esta componente de corrente alternada.
Em circuitos retificadores com diodos (que convertem correntes ou tensões ca em cc), as componentes de corrente alternada se apresentam sobrepostas à componente contínua devido ao fato de que as baterias não apresentam impedancia nula para as componentes de corrente alternada.
O componente alternado quase sempre é indesejável, de modo que projetos de fontes devem ser elaborados de modo que esta ondulação seja a mínima possível.