LISTA DE EXERC CIOS II N1
1) O Mercado de Câmbio é a porta de entrada para a negociação de produtos com outras economias. Descreva seus principais aspectos e fale sobre a influência das taxas de câmbio na política monetária de um país.
A taxa de câmbio é o valor da moeda do país em relação às moedas estrangeiras. Influencia a atividade econômica e a capacidade de crescimento em longo prazo, a taxa de câmbio também impacta o comportamento dos preços, tanto em função dos custos dos produtos importados como pela maior atratividade para a venda de produtos nacionais ao exterior.
2) A taxa de câmbio é a referência utilizada pelo Mercado Financeiro para avaliar o valor da moeda de um país, com relação ao valor de outra, pertencente a outro país. Descreva a maneira como se dá a formação da relação entre duas moedas.
Tem que haver equilíbrio entre cotações de moedas diferentes, em diferentes mercados. Se a relação entre as moedas A e B é de 2A/B e a cotação da moeda A em relação a C é de 2A/C, a tendência é que a relação entre B e C seja 1B/C.
3) O que são regimes cambiais? Descreva os tipos de regimes cambiais utilizados nos Mercados de Câmbio da atualidade.
Existem diferentes regimes cambiais, que consistem no conjunto de regras, acordos e instituições que regulam o mercado de câmbio. Por exemplo, fixo, flutuante, flutuação suja e bandas cambiais.
Fixo A taxa de câmbio do país é fixada pelo governo. O mercado ajusta apenas a quantidade demandada e ofertada para aquele nível de taxa. O Banco Central, representante do governo, procura equilibrar a oferta e a demanda de moeda estrangeira, adquirindo o excesso ou vendendo quando há escassez. Esta atuação faz parte da política cambial do país. Flutuante Neste sistema, a taxa de câmbio é determinada pelas forças de mercado, sendo que a intervenção do governo é apenas para suprir suas necessidades, como a de qualquer agente. O mercado ajusta tanto a taxa (preço da moeda) quanto às quantidades transacionadas.