ATPS Estat Stica Etapa 1 E 2
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Atividades Práticas Supervisionadas
Estatística
ETAPAS 1-2
Prof. Maurício Humberto De Almeida Pires
Cuiabá
2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Atividades Práticas Supervisionadas
Estatística
ETAPAS 1-2
Prof. Maurício Humberto De Almeida Pires
Esta ATPS tem como objetivo a obtenção de nota parcial referente ao 1º bimestre da disciplina de Estatística, aos discentes do 4º semestre do Curso de Graduação em Administração, da Faculdade Anhanguera de Cuiabá.
Cuiabá
2013
Sumário
Apresentação 4
Desafio 5
Desenvolvimento 7
Conclusão 10
Referencias Bibliográfica 10
Anexos 11
Apresentação
As participações societárias permanentes classificadas no grupo de investimentos do Balanço Patrimonial são avaliadas por dois processos:
Método de custo
Método de equivalência patrimonial.
As ações ou quotas de capital social de outras sociedades avaliadas pelo método de custo são mantidas por seu valor histórico, enquanto os lucros ou prejuízos apurados pela sociedade investida não são contabilizados na sociedade investidora, exceto dividendos distribuídos.
O custo histórico das participações societárias avaliadas pelo método de equivalência patrimonial é ajustado de modo a refletir os lucros ou prejuízos incorridos pela sociedade investida.
O artigo 248 da Lei 6.404/76 estabelece as seguintes exigências cumulativas para os investimentos serem avaliados pelo método de equivalência patrimonial:
Investimentos em controladas têm de ser relevantes.
Investimentos em coligadas, além de serem relevantes, têm de ter influência na administração daquela sociedade, ou participação de 20% ou mais no seu capital social.
Na ATPS sugerida pela disciplina de Contabilidade Avançada II, vemos um caso de compra de uma empresa (Excelsior Alimentos S.A)